aprenda-a-lidar-com-frustraes-e-seja-como-uma-Leoa

Aprenda a lidar com as frustrações e seja como uma leoa

Clique aqui para ouvir esse artigo

É consenso geral que é quase impossível uma vida sem frustrações, por outro lado, sabemos que nós, pessoas comuns, matamos um leão por dia para nos mantermos vivos e estamos propensos e ter quedas e decepções nesse processo.

Nossa atitude de sobrevivência nos mostra, na prática, que não conhecemos o impossível em nossas vidas.

Não entendo por que alguém que consegue viver uma vida simples, comum, cheia de superação de dificuldades, consegue sentir frustração.

Frustração significa o sentimento de ser impedido de ter a satisfação desejada; não é algo físico, é uma sensação. E eu acredito plenamente, não só por teoria, mas por experiência prática, que podemos lidar com isto e escolher simplesmente não a ter.

Escolher dizer não às frustrações não significa que não passaremos por dificuldades, obstáculos, perdas ou derrotas, nada disso! Significa que podemos mudar a maneira como reagimos a isto.

Todos nós podemos, e certamente iremos passar por situações difíceis e até ruins em nossa vida, mas não precisamos sair delas frustrados.

Momentaneamente, quando nos acontece algo que está distante do que planejamos ou que nos leva para mais longe da nossa meta, nos sentimos tristes, claro, e isto é normal. No entanto, a frustração vem do prolongamento desta tristeza.

Todos os sentimentos ruins têm sua utilidade. Eles não são a ação do mal em nossa vida. São sim, ao contrário do que muitos pensam, gatilhos para ação e mudança de uma situação que não nos agrada.

Portanto, quando você, inevitavelmente, ficar triste, com raiva ou chateada por algum motivo, seja por algo ter dado errado, pela perda de um emprego, pela não aprovação de um projeto, pela derrota em uma competição ou qualquer outro motivo, você pode seguir por dois caminhos:

1) Pegar esta tristeza, ficar curtindo e ruminando por vários dias, sentindo e fazendo-a aumentar, inundar a alma, fazendo com que você se sinta a pessoa mais infeliz e desafortunada do mundo;

Ou

2) Pegar esta tristeza, sentir e utilizar essa dor como impulso para replanejar, repensar, refazer aquilo que não deu certo ou mesmo mudar a meta caso entenda que ela não se encaixa mais nas suas aspirações ou seus sonhos.

Assim como as leoas, empreendem uma caçada em grupo e muitas vezes não conseguem chegar ao objetivo final, mas permanecem alertas e aprendem o que podem melhorar para as próximas empreitadas, podemos escolher aprender e nos tornar mais fortes com nossos planos que não dão certo.

Convido você a escolher com sabedoria como reagir às situações inevitáveis da vida, principalmente por saber que uma situação que não deu certo hoje pode ser a porta aberta para uma melhor que dará certo amanhã.


Essa atitude funciona na vida pessoal, nos negócios e em tudo que fazemos. 


Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 29 Janeiro 2022

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://vooaa.com.br/