touch-pic1

Encontre seus erros de percepção

Clique aqui para ouvir esse artigo

Ilusão nada mais é do que erro de percepção ou de interpretação.

Cometemos muito isto na vida, concorda? Nos relacionamentos, na família, no trabalho, na vida social ou em todos os lugares ao mesmo tempo.

O problema da ilusão não é o fato de percebermos algo de maneira incorreta, mas sim o dano que isto causa em nossas vidas.

Tudo que vemos, ouvimos, sentimos e vivenciamos tem uma dose de interpretação.

É quase impossível praticar a observação limpa, pois estamos com o nosso inconsciente cheio de vivências e experiências arquivadas que são usadas o tempo inteiro. Desta forma nosso inconsciente tenta ajustar o que estamos vivenciando aos conhecimentos que já temos daquilo que está sendo vivenciado.

Isto pode ser exemplificado com relação aos relacionamentos:

Quem já teve uma decepção grande na vida e sofreu muito com isto, tem uma tendência natural de interpretar que o novo pretendente vai fazê-la sofrer novamente, porém, ao mesmo tempo tende a procurar, no próximo relacionamento, aquele tipo de comportamento que antecedia à decepção simplesmente porque este comportamento é reconhecido pelo sistema que roda no inconsciente.

O inconsciente busca restaurar o padrão que lhe é familiar!

O cérebro busca sempre o conhecido. Por isto é tão difícil mudar um padrão de resultados na vida da gente.

O melhor jeito de sair desta ciranda é buscar o aprendizado, a escuta pura, a observação sem conceitos pré-estabelecidos, evitar os rótulos e tentar enxergar o que a outra pessoa é fora das circunstâncias da vida cotidiana.

Se isto é muito difícil de imaginar? Sim é, e muito! Mas não é impossível.

Antes de emitir uma opinião ou julgamento tente pensar no que o sistema automático daquela pessoa está levando-a a fazer.

Respire fundo antes de dar uma opinião e, principalmente, escute seu corpo, pois dentro de você há uma parte que não se contamina nunca e normalmente fala com você através de reações emocionais e até mesmo físicas.

Aquele arrepio, frio na barriga, irritação súbita e muitas outras reações, são sempre avisos para respirar fundo e pensar melhor antes de tomar uma ação.

O segredo é trabalhar nosso autoconhecimento e trabalhar para entender nossos gatilhos automáticos. Quando passamos a compreender os motivos que nos levam a agir de determinada maneira passamos a compreender melhor quando as pessoas do nosso relacionamento reagem.

Assim passamos a lidar com elas com maisEmpatia e Compaixão. 


Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 29 Janeiro 2022

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://vooaa.com.br/