como saber se você tem autorresponsabilidade

Como saber se você é autorresponsável

Clique aqui para ouvir esse artigo

Este é um tema realmente muito recorrente. Já deu livros inteiros, vídeos e inúmeros conteúdos nas redes sociais, mas, na realidade, percebo que muita gente não sabe afinal o que é ter autorresponsabilidade.

Autorresponsabilidade é, simplesmente, a característica de quem assume o controle da sua própria vida.

É ter consciência de que os atos de hoje resultam nas situações de amanhã, assim como os atos de ontem resultaram nas situações de hoje.

Uma pessoa autorresponsável entende que é a única causadora das situações que vive na atualidade em função das escolhas que fez no passado, tendo consciência no momento das escolhas ou não.

Autorresponsável é aquele que aceita o que está vivendo na atualidade por saber que algo que já fez antes provocou a situação e faz o seu melhor para resolver visando uma situação futura favorável e um agora mais realizador.

É alguém que busca o tempo inteiro ter o controle da sua vida. É alguém que procura tomar as melhores decisões e avalia suas consequências.

É alguém que tem plena consciência sobre o seu sistema de crenças, que é sua maneira de pensar em reagir, e busca sempre perceber aquelas atitudes inconscientes que toma e que leva a repetir os padrões.

Autorresponsável é alguém que buscar mudar os padrões, sair da zona de conforto e tenta cada vez ir mais profundo na análise de seu próprio comportamento.

É aquele que evita reclamar, que evita criticar e principalmente julgar.

Que entende que assim como ele criou sua realidade nem sempre consciente do que estava fazendo o outro também está no mesmo barco.

Mas se você ainda não sabe se está sendo autorresponsável ou não, basta se autoavaliar seguindo as perguntas abaixo:

  • Eu entendo que minhas decisões de ontem influenciam minha realidade de hoje?
  • Eu acho que vivo as consequências das decisões de outras pessoas, sejam empresas, parentes, governos, etc?
  • Quando acontece algo que não gosto busco saber de quem foi a culpa?
  • Sou reativo quando alguém aponta meus erros ou defeitos?
  • Procuro encontrar um defeito no outro para compensar os meus?
  • Me defendo automaticamente e sem perceber quando recebo alguma crítica?
  • Vejo problemas no ambiente que ajudam ou levaram a causar meus erros?


Se a maioria das respostas foi sim é possível que você não esteja sendo autorresponsável. A principal característica daquele que precisa desenvolver esta característica é a transferência de culpa.

Transferir a culpa é uma das características mais comuns daqueles que não são responsáveis pela sua própria vida. Alguns exemplos:

  • Pessoas que justificam suas ausências por problemas no trabalho ou decisões de terceiros;
  • Pessoas que se atrasam simplesmente por causa do trânsito ao invés de saírem mais cedo de casa.


Os autorresponsáveis entendem que há variáveis no meio ambiente que não podem controlar, e há estas variáveis realmente, mas os autorresponsáveis são pessoas que consideram estas variáveis e se preparam para elas.

  • Sabem que vão a um compromisso em horário de pico e por isso saem mais cedo de casa;
  • Sabem que seu chefe pode tomar decisões que impactam na sua vida profissional e por isso buscam se cercar de formações e mecanismos que levam a ter mais controle e opções.


Na vida, todos sabemos que o controle total é impossível. Mas ter esta certeza de forma clara só nos torna mais responsáveis pela nossa vida, pois começamos a nos preparar e agir de acordo com as variáveis que podem nos impactar.

Os autorresponsáveis sabem que são os causadores de tudo em suas vidas. Seja por situações criadas, por decisões não tomadas ou por reações a situações criadas por outros.

Portanto, se quer que sua vida tome mais rumos positivos, se quer diminuir as frustrações, o primeiro caminho a tomar é o da autorresponsabilidade, pois não ter a quem culpar é o primeiro passo para uma vida mais plena, cheia de realizações e mais felicidade. 


Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 29 Janeiro 2022

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://vooaa.com.br/