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Como começar a praticar a gratidão em sua vida

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O hábito de ser grato começa apreciando todas as coisas boas da vida e reconhecendo que não há nada pequeno demais para você agradecer.

Hoje estou aqui, Valéria Effgen, escrevendo esse texto sobre a importância de ser grato. Eu tenho testado isso na prática em minha vida diariamente. Cumpro os passos abaixo, mas especialmente um, o passo 10.

Ahh que transformador!

Muitas vezes temos o péssimo hábito de reclamar, mesmo que mentalmente, das pessoas, coisas, circunstâncias e locais que estão presentes em nossa experiência de vida. Isso é um grande engano que nossa mente aplica sobre nós.

O melhor jeito de perceber a importância de algo em nossa vida e passar a agradecer por isso, é quando sentimos falta. Pois é, que pena que somos assim enquanto seres humanos. Pena que muitas vezes a perda pode ser definitiva e, passamos de mal agradecidos, a arrependidos.

Portanto não deixe de agradecer por nada em sua vida, pois tudo poderia ser pior sem a presença daquilo que, aparentemente, não te faz falta.

Aproveitando o ensejo da reflexão. Coloco aqui abaixo, algumas maneiras de começar a praticar a gratidão em nossas vidas todos os dias e assim nos tornarmos pessoas mais plenas e felizes.

Use estas dicas para iniciar sua prática de gratidão:

  • 1.Escreva regularmente e de forma consistente.

Escreva sobre as coisas que deseja agradecer, pelo menos, 3 ou 4 vezes por semana. As evidências sugerem que escrever ocasionalmente é mais benéfico do que fazer um diário, porque podemos nos adaptar a eventos positivos, acabando assim, por nos tornarmos insensíveis a eles. Com isso eles podem perder a representatividade em nossa vida.

  • 2.Seja específico sobre o que você é grato.

Elaborar em detalhes os pontos positivos de uma determinada pessoa ou coisa, traz muito mais benefícios do que apenas uma lista de coisas. Por exemplo: "Sou grato pela água e pelo sol." Em vez disso, você poderia escrever: "Sou grato pela água, porque posso me hidratar e desfrutar de um banho relaxante. Sou grata pelo sol porque me faz sentir feliz, animada e aquecida".

  • 3.Saboreie surpresas.

Registre situações inesperados ou surpreendentes. Por exemplo: "Agradeço porque aquela pessoa sorriu, inesperadamente para mim, enquanto eu passava naquela rua", ou, "Agradeço porque a pessoa do atendimento do banco fez tudo que podia para me ajudar naquela situação" ... Enfim, agradeça por ter deixado de ter um resultado negativo e nunca considere a boa sorte como garantida, ao contrário, agradeça também por ela.

  • 4.Mantenha o negativo fora da sua mente.

Faça disso um exercício diário. O cérebro tem uma tendência estranha de se concentrar no negativo. Talvez seja a existência nos impulsionando a evoluir de maneira a perceber tudo de tão rico que existe à nossa volta. Por exemplo: em vez de dizer "Estou grato por não ter perdido o ônibus esta manhã." tente "Estou grato por perceber a importância de chegar cedo para o ônibus de manhã."

  • 5.Não espere a hora certa. Aja sempre que puder!

Algumas pessoas gostam de uma rotina, esperam a hora "certa" para registrar as coisas pelas quais são gratas e acabam por esquecer de alguns detalhes importantes do seu dia. Aconselho a você que, caso tenha uma experiência incrível, registre-a imediatamente. O bloco de notas do telefone pode ser uma ótima forma de não deixar nada passar. Nem ideias e nem motivos para agradecer.

  • 6.Pense em quais bens materiais, objetos ou coisas que permitem que você viva sua vida.

Um exemplo disso pode ser grato por ter um carro, mas, ainda mais que ser grato por seu carro, é muito mais poderoso reconhecer as experiências que seu carro permite que você faça ou experimente. Por exemplo, sou grata porque meu carro me permite ter uma experiência de dirigir todas as manhãs e ver paisagens e pessoas felizes enquanto vou para o trabalho. Ou: sou grato pelo meu telefone, porque me permite ficar em contato com as pessoas que mais amo e é uma grande ferramenta para os resultados que apresento em meu trabalho. Tudo fica mais significativo visto desta maneira.

  • 7.Perceba mais e mais pelo que pode ser grato,

Mais que um hábito, agradecer pode se tornar uma mania em sua vida. As pessoas que eram próximas de Einstein dizem que ele se pegava dizendo "obrigado, obrigado" várias vezes em seu dia e sem motivos óbvios aparentes. Nem preciso dizer todas as inspirações que chegavam para ele, certo!? Agradecer por tudo nos ajuda a perceber que a felicidade está bem aqui dentro de nós, e que, a partir dela podemos realizar qualquer coisa.

  • 8.Foque nas pessoas.

Cada vez que outras pessoas nos ajudam, elas o fazem por livre e espontânea vontade. Isso se chama intenção. Eles renunciam a algo, por mais simples que seja, para nos ajudar, como seu tempo ou energia, por exemplo. Tente reconhecer o custo pessoal para cada pessoa que opta por ajudá-lo e reconheça o benefício que isso traz para você.

  • 9.Escreva sobre situações e experiências.

Lembre-se de um bom evento, experiência, pessoa ou coisa em sua vida e as emoções que vieram junto. Reimaginar um sentimento positivo é uma ferramenta poderosa que pode aumentar a coerência do cérebro e do coração, criando estabilidade emocional e facilitando um estado de calma. Para quem é mãe, por exemplo, é um bom recurso trazer à tona, uma lembrança de um momento fofo e feliz com seu filho, a serotonina sobe na hora e o sorriso é inevitável. Assim como situações positivas em qualquer situação da vida, uma viagem com o amor, um momento com mãe, pai, amigos, etc.

  • 10. Considere a vida sem

Aqui nem preciso detalhar mais, foi a inspiração para eu escrever todas essas coisas. Fiz o exercício de considerar a vida sem em duas situações: 1 – Quando meu filho ficou retido em outro país devido a pandemia do Coronavírus, e, 2 - Quando nesse mesmo período, tive que viajar a trabalho e fiquei também uns dias sem meu marido. Nem preciso dizer o quanto foi forte o sentimento da importância deles em minha vida. Exercite isso. Tente imaginar como seria sua vida sem certas pessoas e escreva como elas o ajudam a ser uma pessoa mais feliz e melhor.

  • 11. Conte suas bênçãos e presentes.

Pensar nas coisas boas da sua vida como sendo bênçãos e presentes, ajuda você a não as considerá-las como garantidas, afinal a vida não é obrigada a dar nada para ninguém. Certo!? Tente perceber, saborear e saborear os presentes que você recebeu da vida sem que ela tivesse um contrato de fornecimento de coisas boas com você.

  • 12. Revise e repita.

Tendemos ao hábito, até na hora de agradecer e pode ser que, com o tempo, passemos a escrever sempre os mesmos motivos de gratidão. Se você está escrevendo as mesmas coisas sempre, tudo bem, mas tente aprimorar em detalhes diferentes a cada vez que for registrar. Force a si mesmo para inserir um item novo à cada dia.

Um bom exercício é o caderno da gratidão. Comece com 10 itens e a cada dia leia os itens já escritos e adicione, pelo menos, um item novo. Assim você será um investigador das boas coisas da vida. Passará a se surpreender como tais coisas perseguirão sua experiência e perceberá o quanto de novo terá a agradecer, diariamente. 


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