habito diário da gratidão

Gratidão - O pequeno hábito que vai transformar sua vida ao longo do tempo

Clique aqui para ouvir esse artigo

Vivemos em um tempo de crescimento. Apesar de todos os problemas, sei que o padrão de vida do brasileiro médio cresce a cada dia, mesmo que esteja apertado com as contas, a maioria de nós tem acesso a tudo que precisa para ter uma vida decente.

Porém, mesmo com esse crescimento acontecendo (se você ainda não se convenceu, basta analisar como era a vida das pessoas há uns 40 anos atrás), nos deparamos com acontecimentos impensáveis há anos, mas que hoje podem nos causar verdadeiros incômodos dignos de arruinar o clima de um dia inteiro e puxar nossa energia para uma espiral negativa.

Quem nunca recebeu um pedido de comida que veio errado ou não estava tão bom, quem nunca comprou uma roupa nova que descosturou ou rasgou em poucos dias de uso, quem nunca teve que resolver problema de carro que resolveu quebrar justamente na hora da viagem... Tudo isso e muito mais são coisas que acontecem na nossa vida moderna o tempo todo.

Quando passamos por isso, temos a tendência de nos estressar, esbravejar e até praguejar contra o objeto do nosso incômodo, mas nos esquecemos que só temos esses problemas porque temos uma vida melhor do que o padrão de vida do mundo de uma forma geral.

Nos esquecemos de que o carro só quebra porque temos um carro para passear, de que a comida do delivery só vem errada porque temos condição de pedir comida e que a roupa só rasga porque pudemos comprar uma roupa nova. E, se você analisar em perspectiva perceberá que ter um carro (mesmo que não seja novo), ter dinheiro para pedir comida diferente e poder comprar roupas, são grandes exemplos de motivos para agradecer.

Sua mente consciente sabe de tudo isso e mesmo assim, as vezes cai na reclamação, não é mesmo?

Mas você pode estar aí se perguntando como fazer para mudar a vibe na hora que os imprevistos acontecem? 

É aí que entra esse pequeno hábito diário. O Hábito Diário da Gratidão 

Criá-lo é supersimples e aqui está uma maneira…

QUANDO SE SENTAR PARA JANTAR (OU LANCHAR QUE SEJA) DIGA ALGO QUE ACONTECEU NESSE DIA QUE POSSA AGRADECER.

Por exemplo: Hoje, quando saí para o trabalho, um carro me deu passagem em um cruzamento e essa passagem fez com que eu pudesse chegar no horário marcado da minha reunião da manhã.

Se você conseguir envolver todos os seus companheiros da mesa, sua família e seus filhos, mesmo que cada um cite por 10 segundos seus motivos para agradecer, sua noite será iluminada e a vibração geral do ambiente ficará superelevada com um clima de alegria contagiante. Isso fará com que esqueçam qualquer contratempo que tiveram durante o dia.

E porque esse hábito funciona?

É realmente uma boa ideia se forçar a ter um estado de espírito positivo pelo menos uma vez por dia. Todo mundo tem dias ruins e momentos frustrantes, mas quando se é forçado a pensar sobre o que há de bom na vida por pelo menos alguns segundos, o resultado é que não há um dia que passa sem que se reconheça algo positivo que possa ser motivo de gratidão. O pensamento positivo abre seus olhos para mais oportunidades.

O efeito da gratidão é acumulativo. Fazer um pequeno agradecimento diário tem um efeito multiplicador que se instala depois de praticá-lo por um ou dois meses. Você começa a perceber que, no balanço geral, quase todo dia é um dia bom.

Você começa a perceber como as questões materiais são insignificantes para a sua felicidade do dia a dia. A maioria dos meus momentos de gratidão não custa um centavo. Por exemplo: O tempo passado com amigos e família, algo bom que alguém disse, um bom treino naquele dia.

Claro que isso não quer dizer que o dinheiro não seja importante, mas há algo reconfortante em perceber que os momentos pelos quais você está realmente grato a cada dia são gratuitos.

Conclusão

Quando passamos a focar nas pequenas coisas boas que nos acontecem e colocar isso para fora, passamos a ser mais tolerantes com as coisas não tão boas que também acontecem. Com o tempo conseguimos até enxergar o bom no que é supostamente ruim. Aliás, o que é ruim, quando nos mostra o que realmente importa nas nossas vidas?

Depois dos problemas ficam as lições com seus aprendizados e o crescimento que nos proporcionam. Pense nisso e agradeça sempre! 


Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Segunda, 18 Outubro 2021

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://vooaa.com.br/