O autodesenvolvimento é o caminho para o sucesso

Clique aqui para ouvir esse artigo

O Autodesenvolvimento é o segredo para crescer na vida e na carreira com que você sempre sonhou.


As pessoas mais bem-sucedidas nos negócios e na vida estão aprendendo constantemente. Quer seja através da educação formal, aprendizagem autodirigida, ganhando novas experiências ou mesmo através do fracasso.


A aprendizagem é uma regra constante para o sucesso.


A chave para o autodesenvolvimento é garantir que todas as partes de seu plano de desenvolvimento profissional esteja direcionado especificamente para seus objetivos estratégicos.


O que você está tentando melhorar? Suas habilidades comerciais, suas credenciais de formação, suas competências de relacionamento ou apenas suas habilidades pessoais? Independente da motivação, é importante que seu plano de autodesenvolvimento seja construído em torno de seus objetivos.


O autodesenvolvimento pode acontecer de muitas formas diferentes e cabe a você escolher a melhor combinação que se adapta ao seu estilo de aprendizagem, orçamento, prazo e interesses.


Nota: É de fundamental importância um bom nível de autoconhecimento, pois com ele você poderá traçar um plano mais assertivo e de acordo com a melhor forma de aprendizado para seu universo.


Recursos para o autodesenvolvimento 

São muitas as maneiras de se caminhar na trilha do autodesenvolvimento. Aqui o importante é assumir a responsabilidade pelo próprio crescimento e traçar estratégias e planos para que se atinjam os objetivos determinados.


Há muitas maneiras de se autodesenvolver e a educação formal não é mais a única opção. Há pessoas que aprendem conteúdos completos simplesmente lendo livros ou criando determinadas vivências. Entretanto a educação formal ainda é uma das primeiras da nossa lista a seguir:


Livros / Ebooks / Revistas 

Atualmente a internet é uma das fontes de informações mais robustas de todos os tempos. Não se deve subestimar a capacidade de aprender qualquer tema pela internet. Para isto basta saber fazer uma boa pesquisa e observar as fontes de informação.


Embora pareça um passado remoto, há poucos anos, até o ano 2000, as pessoas só tinham as opções de livros e revistas. O conteúdo da internet estava apenas começando. Naquele tempo havia pouco volume de conteúdo e era tudo muito lento para acessar.


Hoje em dia temos e-books, blogs respeitados, revistas digitais e muitos outros.


Além disto, há que se ressaltar o poder de um bom livro. Os livros nunca ficam ultrapassados e ainda são a principal fonte de conhecimento de muita gente.


Existem muitos livros atemporais que, embora escritos há mais de 20, 40, 60 anos, ainda são relevantes atualmente quando o assunto são negócios e sucesso. Além disso, a cada dia surgem novos e bons autores abrindo novas abordagens.


Algumas opções (de uma lista infinita), tanto de novos quanto de consagrados:

  • Gerenciando a Si Mesmo / Peter Drucker
  • A META / Eliyahu M Goldratt
  • Excelente por Escolha / Jim Collins
  • Trabalhe 4 horas por Semana / Tim Ferriss
  • Paixão por Vencer / Jack Welch
  • A Lei do Triunfo / Napoleon Hill
  • Como Aumentar o Seu Salário / Napoleon Hill
  • Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso / Carol Dweck


Educação formal 

Embora seja a primeira opção a vir em mente quando pensamos em autodesenvolvimento, a educação formal, seja ela física ou online, ainda é a mais demorada e cara.


Essa é uma boa opção se você estiver tentando preencher uma grande lacuna em sua experiência ou se determinada qualificação se fizer condicionante para a próxima etapa do seu caminho (se você quiser seguir caminhos muito técnicos, como medicina, por exemplo, ela é condicional).


Atualmente existem inúmeras opções disponíveis nos formatos de campus e online. Se você gosta de educação superior, mas não necessita, ou mesmo não quer o diploma a formação completa, há muitas instituições de educação superior que já oferecem módulos ou mesmo cursos livres online.


 Cursos livres online

Se você está dominando completamente seu plano de desenvolvimento e precisa apenas procurando alguns tópicos de determinados assuntos, os cursos digitais de curta duração podem ser o seu lugar.


Plataformas como LinkedIn Learning, Coursera e muitos outros, oferecem assinaturas que permitem que você aprenda em seu próprio ritmo em uma variedade infinita de assuntos. Na conclusão, você também pode receber até um certificado, se assim desejar.


Seminários e Webinários 

Quem não ama uma boa conferência? A vantagem das conferências é que elas oferecem oportunidades não apenas de aprendizado, mas também de interação com pessoas com ideias semelhantes às nossas.

São muito úteis também por proporcionarem ótimos contatos que podem levar a um maior aprendizado e até oportunidades profissionais futuras.


Infelizmente, alguns seminários ainda custam caro e requerem disponibilidade de tempo, viagens, etc. Neste caso é importante que você escolha com cuidado e tenha certeza de que o tema, bem como palestrantes e a estrutura do evento, atendem suas expectativas.


A outra vantagem dos seminários imersivos é que oferecem a oportunidade de passar algum tempo em outro ambiente e, com isto provocar uma oxigenação mental.


Quando escolher participar de algum seminário fora, organize-se para ter tempo que possa dedicar em outras atividades relacionadas com o tema e os participantes. Tais atividades podem ser visitas a fornecedores, clientes, observar os processos de outras empresas (benchmarking) ou mesmo fortalecer sua rede de contatos (networking).


Quanto mais aprendizado você aprende, melhor. A vivência é uma das melhoras formas de aprendizado.


Workshops e Seminários 

Se você precisa de uma breve imersão em um determinado assunto, um pequeno workshop ou curso livre pode perfeito para esta necessidade. Há uma infinidade de provedores de treinamento, incluindo o VOOAA, que fornecem de tudo, desde treinamento em temas cotidianos, como atendimento ao cliente, como também a temas mais complexos de desenvolvimento pessoal. Basta pesquisar online e ver as opções disponíveis.


Blogs e Vlogs 

A melhor coisa em assinar blogs e vlogs educacionais é que as postagens chegam diretamente na sua caixa de entrada e você evita ter seu tempo perdido com distrações.


A vantagem desse formato é que podemos ler/ver aqueles que nos interessam e excluir aquilo não está agregando valor.


Não subestime, pois é possível extrair muito conhecimento por meio das experiências e o aprendizado de outras pessoas, principalmente sobre as coisas que você NÃO deve fazer, pois muitos deles deixam claros os erros cometidos no caminho para o sucesso.


Boas postagens também são uteis para inspirar e motivar. Até porque uma motivação em alta é definitivamente a chave de uma jornada de aprendizagem.

Podcasts

Uma das melhores invenções dos últimos anos é o Podcast. É como se fosse um programa de rádio, que é baseado na internet, que aborda os mais diversos assuntos possíveis e são realmente interessantes.


O segredo é encontrar um que realmente ressoe com você e com o tema sobre o qual você aborda com mais frequência em seu planejamento. O segredo aqui é não desperdiçar seu precioso tempo de aprendizagem.


A grande vantagem é que estão hospedados em vários distribuidores de streaming da internet (Spotfy, Deezer, Google etc.) e você pode ouvir onde estiver, inclusive offline. A dica é utilizar como opção para aprender enquanto estiver no trânsito.

Ted Talks e Youtube 

Todos nós amamos um bom vídeo do TED e a melhor coisa sobre eles é que as ideias estão, frequentemente, na vanguarda. As palestras do TED são uma ótima opção de aprendizado rápido e direcionado.


Falando de YouTube, até parece brincadeira dizer que é possível aprender algo mais aprofundado nesta plataforma, mas por incrível que pareça é possível (sim!) e muita gente aprende muito assistindo tais vídeos ao longo dos anos.


O Youtube é um ótimo lugar para encontrar informações sobre praticamente tudo. Entretanto, quando falamos de objetividade ele é insuficiente e funciona como se entrássemos em um labirinto de nível avançado (risos), portanto é bom ficar atento e ter um objetivo muito bem definido para não se deixar vencer pelas distrações.

A dica principal com relação ao Youtube é evitar as sugestões randômicas e a reprodução automática. Esteja no controle sempre!


Nosso mote é Autodesenvolvimento Auto gerenciado!!! Nunca se esqueça disto.


Conclusão - Os passos rumo ao Sucesso: 

Um bom plano de autodesenvolvimento é o primeiro passo para quem quer aprender, crescer e obter resultados de forma mais rápida e sustentável.


Nenhum de nós, hoje em dia, tem tempo para experimentar todas as opções para saber o que gosta dentro da área da educação. A vastidão das opções nos tomaria quase a vida toda para decidir!


É preciso muito direcionamento e foco total!


Um bom programa de autodesenvolvimento pode conter uma combinação de livros, minicursos online, seminários, podcasts, palestras e vídeos.


Os podcasts e audiobooks são bons porque podemos aprender enquanto caminhamos, dirigimos ou mesmo fazemos atividades domésticas. Os minicursos são ótimos para acelerar e aprender mais rápido.

O YouTube é excelente para ver o que outras pessoas estão fazendo nas nossas áreas de atuação, é excelente um benchmarking.


Seminários, cursos presenciais ou mesmo a educação formal porque é onde podemos estar com pessoas que pensam como nós, que têm as mesmas paixões e desafios.


É muito positivo conseguir criar uma trilha que tenha um pouco de tudo!


O truque para gerenciar o tempo é desenvolver uma mentalidade de aprendizagem. O SEGREDO É AMAR APRENDER por si mesmo e ter a tranquilidade necessária de saber que não temos que ter todas as respostas.

Tenha sempre em mente seus objetivos macro fragmentados em pequenos objetivos. Escolha qual deles está na frente como prioridade e foque 100% nisto. Ao perceber que desenvolveu aquele tópico, faça um encerramento e parta para outro. Este fechamento é super importante para o entendimento de que se está caminhando e obtendo resultados.


Tudo o que você precisa escolher é centrar-se nas áreas de foco e desta forma terá mais aproveitamento em relação ao que se propõe a aprender.


Para finalizar, preciso voltar a dizer:

Tenha um plano Autodesenvolvimento! Chame de plano de estudos ou plano de aprendizado se preferir, mas não fique à mercê das circunstâncias.


Domine suas circunstâncias e dominará seus resultados!


Escolha ser, ativamente, o capitão do seu barco, pois barco à deriva vai para onde o mar o leva, enquanto barco comandado navega para cumprir seus objetivos.

Cron Job Starts